domingo, 11 de maio de 2008

Bodo, Vila das Lajes, Ilha Terceira



















3 comentários:

Gata Verde disse...

O que significa o Bodo?
Conheço as ilhas,mas infelizmente ainda não conheço os costumes...

Beijinhos(gostei imenso das fotos)

Renata Medeiros disse...

Bem, isto é uma questão que exige uma explicação um pouco profunda para quem não conhece a tradição.
Vou tentar explicar então. No domingo seguinte à Páscoa iniciam-se as festas do Espírito Santo, isto é, oito pessoas/famílias que tenham feito uma promeça de ter o Espírito Santo na sua casa durante uma semana, dão as ditas “funções”, em que se reza o terço todos os dias; na quinta feira matam-se os bezerros para o almoço do domingo; no domingo vão à missa coroar, e, depois, há o almoço em casa do imperador (pessoa que tem a função), em que se comem as “sopas do espírito santo”, como demonstra a foto que tenho aqui no blog, seguidamente alcatra e como sobremesa arroz doce.
No 7.º domingo após a Páscoa (dia de Pentecostes) realiza-se então o bodo, como ilustra as fotos aqui no blog, que é o sétimo domingo do espírito santo (sete domingos de “funções”). Nesse dia, o cortejo vai desde a casa do imperador até à igreja, depois de sair da igreja dirige-se ao império, sendo as coroas e bandeiras aí colocadas em exposição. Frente ao império estão os “carros do bodo”, em que, antigamente, as pessoas levavam o almoço para comer lá, toca a filarmónica, e há o convívio entre as pessoas lá presentes, tradição esta que se prolonga até aos dias de hoje, embora com menos adesão.
Antes do almoço, e, depois da missa, todas as pessoas que passam podem livremente servir-se de pão e vinho, que é distribuído pelo mordomo do bodo.
Para compreender melhor, pode visualizar o site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Irmandades_do_Divino_Esp%C3%ADrito_Santo

hiltom disse...

Ai que saudades de uns belos dias passados nesta linda Ilha.
Sempre que me deparo com algo a que não estou habituada nas terras por onde passo, capto logo as imagens. São momentos inesquecíveis que perduram no tempo.
bom fim de semana